sábado, 2 de junho de 2012

ÁRVORE CANTORA

História da escultura de canos de aço e seu som "encantador" produzido pelo vento que ecoa do alto de uma montanha. The Singing Ringing Tree.



Se você subir para as montanhas da distante cidade do norte Inglês, Burnley você se depara com algo extraordinário. A árvore de toque cantando uma concepção singular de arte aliada à tecnologia e a arquitetura. E com uma sutil ajuda do vento.

Alguns a têm comparado a uma nave destruída, outros associam com o folclore local das Bruxas Pendle, comparando seu barulho (som) com os encantamentos das lendárias feiticeiras. A maioria, entretanto, a vê como uma adição carismática e sedutora para a paisagem Lancashire. Embora alguns dos tubos estejam lá simplesmente para adicionar à impressão de uma árvore, muitos são cortados em suas larguras que, em seguida, quando o vento sopra, produzem o som. Os tubos foram ajustados pela adição de furos em sua parte inferior, cada um de acordo com seu comprimento e a nota que eles deveriam produzir.




O nome da escultura vem de uma série cult da tv alemã e muito assustadora para as crianças nos anos 1960 "The Singing Ringing Tree". Com ursos falantes, anões ímpios, florestas assustadoras e similares - o nome em si é suficiente para induzir um arrepio delicioso de medo para aqueles que eram jovens na época.


The Singing Ringing Tree (série de TV)

Sobre a foto acima, imagine um conto de fadas concebido por Wagner e dirigido por Fritz Lang, com acenos na direção de O Gabinete do Doutor Caligari e do expressionismo alemão, e você estaria perto. Um fato marcante era que o programa assustador era colorido e conseguia prender a atenção de um grande número de telespectadores. Mesmo tratando-se de um momento em que a maioria das TVs no Reino Unido era em preto e branco. A ironia é que algo tão colorido e "encantador" era originado da então Alemanha Oriental comunista.
A escultura ganhou uma variedade de prêmios, incluindo o prestigiado Prêmio Nacional do RIBA (Royal Institute of British Architects) de excelência em arquitetura. E realmente se encaixa com perfeição em seu entorno, céu, montanhas e a si própria.


Saiba mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário